sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Filme e reflexão: Mr. Nobody (Sr. Ninguém)

Que vida você teve? Cada escolha que fazemos é um caminho sem volta. 
Não podemos voltar. Por isso é difícil fazer escolhas. É preciso fazer a escolha certa. Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível - Mr. Nobody.
A vida é um conjunto de escolhas, que às vezes achamos ter sob controle, gastando tempo pensando em todas as possibilidades, fantasiamos e planejamos o futuro. Enquanto os sonhos são dimensões que criamos, onde podemos construir com precisão os caminhos que traçamos e determinar suas consequências.

Ninguém gosta de sair do sonho e se deparar com a realidade, Mr. Nobody não é diferente. E se houvesse a possibilidade de fazer de cada escolha, uma vida - lembranças tão vivas que se confundem com a realidade?

No momento em que temos ciência das nossas ações, ou nos esquecemos das possibilidades infinitas que deixaremos para trás e fazemos uma escolha, ou nos jogamos ao acaso. E qual a probabilidade de nos arrependermos? Qual a possibilidade de querermos voltar no tempo? Ninguém gosta de fazer escolhas sem ter ciência das consequências, Mr. Nobody pensa assim também.

O Principio da Entropia já havia me perturbado quando tive o prazer de ler a "Brevíssima História do Tempo" (Stephen Hawking, 2006). Como ter fé que tudo ficará bem se a ciência garante que o universo tende à desordem? Cada segundo que passa o universo se torna um caos maior e irreversível. A própria viagem no tempo contradiz o principio da entropia: é impossível voltar a um estado de menos desordem. Mr. Nobody me fez lembrar disto e dos medos envolvidos.
Por que lembro do passado, mas não do futuro? - Mr. Nobody
Não podemos lembrar do nosso futuro, pois ele é um caos imprevisível. Mas seria possível trilhar por cada caminho produzido em cada escolha que fazemos? E se eu tivesse partido? E se eu houvesse lhe dito 'oi'? E se eu não tivesse feito aquilo? Para aqueles que temem perder uma possibilidade, cada segundo que vive ou se torna um arrependimento ou se torna uma lembrança a ser ignorada.

Podemos nos amarrar nas possibilidades, temer as escolhas. Mas quem você seria? Qual vida escolheria? Qual o destino que lhe faria mais feliz se pudesse prever todos? Há apenas um caminho a seguir, sem volta, qual seria sua escolha?

Não há respostas! Não se pode ter medo do caminho a ser trilhado.
Tudo poderia ter sido outra coisa e teria o mesmo tanto de significado - Tennessee Williams
Mr. Nobody pode ser um filme confuso, talvez sem nenhum sentido. Mas o que é a vida? Caminhos sem volta, os quais temos medo de trilhar. Ninguém gosta de ter que escolher a vida que terá, Mr. Nobody idem. É um filme filosófico, cheio de contradições, porém, são as mesmas que enfrentamos todos os dias.

Há pessoas que dizem que sou indeciso. Mr. Nobody me fez entender que a indecisão é a vontade de viver tantos caminhos quanto os que nos são apresentados. Há quem goste de não voltar atrás, quem mude de ideia o tempo todo, e quem não se move de forma alguma. Ninguém faz tudo ao mesmo tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário