sexta-feira, 25 de março de 2011

Ficha Limpa... E os corruptos prosperarão até 2012

Nessa quarta-feira(23) o Supremo Tribunal Federal decidiu por 6 votos a 5 que a Lei da Ficha Limpa só valerá para as eleições de 2012 em diante.

Essa decisão demorou e muito para ser tomada. Ela vem do ano passado, uma semana antes das eleições e eu me lembro muito bem de como eu assistia os ministros um a um darem seus votos. Demorou e muito para que essa "cerimônia" chegasse ao fim, assisti exausto a mais de 5 horas de discursos e etc.

Na noite daquele dia, a decisão do STF estava empatada em 5 a 5. Como não havia sido nomeado o 11º ministro, eles decidiram por suspender a "reunião" e retomá-la após o presidente nomear o 11º ministro. Inclusive, o final dessa discussão do que fazer com aquele empate me fez dar boas gargalhadas.

Mas isso não é importante de fato. O que é realmente importante é a decisão do Ministro Fux, que foi recentemente nomeado,  de votar contra a aplicação da lei para as eleições de 2010.

Eu me pergunto em que país vivemos. Parece que nada consegue acabar com a corrupção nesse país, que para quem não sabe foi formado por uma miscigenação favorável ao roubo - índios preguiçosos, africanos que se venderam, portugueses perigosos que foram jogados aqui, italianos que se viram expulsos de suas terras, etc., enfim, gente da pior espécie(não, isso não é preconceito, estou dizendo verdades).

Por mais que tentemos mudar essa cultura corrupta, sempre vem alguém e nos impede de agir. É claro que há desculpas para que os ministros votem pela não aplicação da ficha limpa na eleição de 2010, e eu entendo perfeitamente esses argumentos. Mas eu afirmo(mesmo não sendo ministro, e há ministros que pensam da mesma forma) não haveria problema algum em aplicar a lei agora.

Mas o que aconteceu, aconteceu. Pelo menos a Lei da Ficha Limpa foi definida como constitucional, o que garante a sua aplicação nos próximos anos, mas isso me dá a sensação se que sempre haverá desculpas para continuarem deixando corruptos mandarem nesse país.

Fica aqui meu sentimento de indignação...

P.S.:
Espero que o mundo não acabe em 2012, senão estará escrito na cova do Brasil: aqui jás um país que lutou até o fim para morrer corrupto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário