O Contraste de estréia é "a fome e o investimento tecnológico". Espero que gostem.
Esse foi um dos vídeos que a minha turma (1º O) havia apresentado no aulão. Inclusive, fui eu quem apresentou esse vídeo. Talvez eu não devesse publicar esse post por ser algo já explicado por mim, mas as palavras se espalham por ondas de rádio e nunca retornam por onde já passaram(meio filsófico, não?). E por esse motivo elas podem ser esquecidas e são informais demais para gerarem uma reflexão satisfatória(na minha opinião, pelo menos).
Para não cansar os leitores, a parte em cinza é opcional, já que não trata expecificamene desse post. Veja quem tiver interesse, rs. Considere-o como um
Quando decidi escrever esse post havia em mim, uma revolta gigante contra o mundo(os políticos que o regem) porcausa de sua falta de interesse em acabar com os problemas do mundo, em especial a fome. Mas naquele dia tive que deixar de escrevê-lo para sair. Desde então abandonei-o e só hoje, praticamente 20 dias depois, decidi retomá-lo.
Nesse curto espaço de tempo li um livro fascinante sobre robótica e mudei bastante de visão. Minha revolta já não é tão grande, pois conheci o outro lado da tecnologia(o bom, ou ruim). Falarei bem mais disso em outro post. O fato é que agora estou mais neutro e bem mais capaz de fazer um debate esse post. No entanto, neste post trabalharei com o meu lado mais "humano" e em no próximo com o meu lado "evolutivo". Espero que gostem e desculpem-me pela demora em introduzi-lo
Durante milhares de anos a humanidade evoluiu, se desenvolveu, criou e principalmente destruiu. Por mais que o tempo passe e que nos tornemos cada vez mais racionais, isso não se torna sinonimo de se preocupar com nós mesmos.
Se fala muito em melhorar a qualidade de vida, como? Desenvolvendo tecnologias melhores para facilitar nossas vidas. Nesse ponto eu pergunto-lhes: Melhorar nossas vidas ou simplesmente a de quem tem X$*(R$, US$, € etc.)?
Temos hoje tecnologia para um celular quase computador, um computador quase super computador e super computadores quase melhores que toda a humanidade. Temos toda a tecnologia para continuar a ter cada vez mais tecnologia. E isso é um loop(circulo, sequência infinita, algo que nunca acaba "O") que nos fará progredir de forma geométrica(PG, para quem se lembra).
Então, se temos tudo para continuar a evoluir progressivamente, então por que decidimos crescer somente para cima? Cadê os lados?
Eu explico: Crescer para cima seria inovar e crescer para os lados seria consertar os erros, aperfeiçoar o que já temos.
Ainda parece sem sentido, mas deixarei mais claro: por que não paramos de evoluir em tecnologia para evoluirmos como humanos? Por que não deixamos de tentar criar tecnologia para resolver problemas que nem existem para criar tecnologias para resolver os problemas que já existem? Ou seja, por que não deixamos de investir no espaço por um ano para investir no estermínio da fome?
Sem dúvida é um trabalho arduo mas que compensa muito. Acabando com a fome(miséria) teríamos uma sociedade mais evoluida(evoluida de verdade). Quem já jogou algum jogo sabe que não basta comprar itens só de ataque ou só de defesa, deve-se ter um equilíbrio. E cadê o equilíbrio no que o humano faz? Investimos na tecnologia sem investir na ecologia(século XX), investimos na tecnologia sem investir na erradicação da probreza. Hoje pensamos em equilibrar um pouco as coisas mas esse equilíbrio está mais ao acaso do que por nossos próprios esforços.
Pensamos em desenvolvermos tecnologicamente para só depois, através do acaso e do tempo, os outros problemas se resolverem.
Só espero que o tempo não se revolte conosco, ao contrário, estaremos fadados ao fim, ou do mundo como conhecemos.
Posso atribui todo esse problema ao capitalismo, mas o capitalismo não é mal por natureza, os humanos que o cultivam dessa forma que são, ou não.
Será que não devemos apontar os telecópios para nós mesmos para vermos os nossos verdadeiros problemas? Há quem negue isso.
Enfim, não há como uma simples mensgem mudar o mundo, mas a ploriferação de idéias tem um poder enorme, assim espero. Até o próximo post.
NOTA:
*X$: Se refere a qualquer moeda do mundo. O 'X' de icógnita se refere a qualquer moeda e $ é o símbolo mundial de dinheiro presente em muitas moedas como o R$ e o US$(dólar).
Nenhum comentário:
Postar um comentário